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sábado, 14 de maio de 2011

Facebook joga sujo com o Google

O Facebook foi pego contratando uma conhecida empresa de relações públicas para plantar reportagens contra a Google na imprensa. Tanto o site de rede social quanto a empresa de RP, a Burson-Marsteller, admitiram, no dia 12/5, quinta feira passada, que tentaram fazer com que jornalistas e blogueiros escrevessem coisas negativas sobre as políticas de privacidade da Google. (as que não são diferentes ou piores do que as do Facebook) A ação acontece à medida que a concorrência entre o Facebook e a Google aumentou nos últimos meses.
Assim, a Internet ficou cheia de notícias dando conta que o Facebook travou o que muitos analistas estão chamando de uma campanha difamatória clandestina contra uma de suas maiores rivais. “Quando as empresas ficam muito grandes e crescem realmente de modo rápido... você começa a ver essas manobras políticas bizarras de marketing”, disse o analista da empresa de pesquisas IDC, Hadley Reynolds. “E neste caso certamente não está servindo bem ao Facebook, a indústria ou a Burson-Marsteller. O poder da mídia social expõe essas trapaças.”
Em um e-mail enviado para a Computerworld dos EUA, o Facebook negou estar realizando uma campanha difamatória. “Não houve autorização ou intenção para nenhuma campanha 'difamatória'”, escreveu um porta-voz da empresa. “Em vez disso, nós queríamos que terceiros verificassem a não aprovação das pessoas pela coleta e uso de informações de suas contas no Facebook e outros serviços para inclusão no Google Social Circles – assim como o Facebook não aprova o uso ou coleta para esse propósito. Nós pedimos para a Burson-Marsteller focar suas atenções nesta questão, usando informações disponíveis publicamente que poderiam ser verificadas de forma independente por qualquer organização ou analista de mídia.”
Facebook, jogando sujo contra seus “inimigos” já contra o Facebook ele mesmo é o inimigo.
O porta-voz do Facebook ainda disse que essas são questões sérias que deveriam ser apresentadas de “uma maneira séria e transparente”.
No entanto, os questionamentos sobre uma possível campanha difamatória surgiram porque o Facebook teria dito para a Burston-Marsteller manter o nome da empresa fora disso. Quando questionado sobre isso, o Facebook não respondeu.
Todo essa questão veio à luz quando o pessoal de relações públicas da Burston-Marsteller entrou em contato com o blogueiro Christopher Soghoian, propondo que ele escrevesse uma reportagem sobre as práticas de privacidade da Google e em especial sobre o Google Social Circles.
O Social Circles (círculos sociais) é um recurso do Google Dashboard (painel) que coloca junto todo conteúdo disponível publicamente de um usuário a partir de sites de redes sociais, como Facebook e Twitter, e adiciona isso aos resultados de buscas sobre o usuário.
Em resposta, o blogueiro publicou todos os e-mails trocados com a Burston-Marsteller sobre o assunto. Para deixar a situação ainda mais quente, a empresa de RP sugeriu a mesma reportagem para o famoso jornal americano USA Today, que por sua vez fez sua própria reportagem sobre a “sorrateira campanha difamatória” contra a Google.
Depois dos e-mails de Soghoian e da reportagem do USA Today virem a público, houve uma rápida onda de rumores online, com muitos internautas apontando o dedo para a Microsoft ou Apple como o “culpado secreto”.
Mas o site The Daily Beast seguiu os rastros até o Facebook, onde os executivos da rede social admitiram ter contratado a Burston para circular informações sobre a gigante de buscas, que, por sua vez, não se pronunciou sobre o assunto.
Já a Burston-Marsteller admitiu ser culpada na situação. “O cliente solicitou que seu nome fosse deixado apenas no terreno de que estava apenas pedindo que levássemos à luz apenas informações disponíveis publicamente...”, disse um porta-voz da empresa de RP por e-mail. “Qualquer que seja a análise racional, esse nem de longe foi um procedimento padrão e vai contra as nossas políticas, e a contratação sob esses termos deveria ter sido recusada. Ao falar com a imprensa, devemos seguir à risca padrões estritos de transparência sobre os clientes, e esse incidente ressalta a absoluta importância de tal princípio.”



Minha opinião, o Facebook não precisa disso pra crescer o que ele cresceu, as noticias que recaem sobre o Facebook, ninguém precisa jogar sujo, ele mesmo produz propaganda negativa sobre ele mesmo, como o fato de que o Facebook deixou aberto, “acidentalmente”, uma porta para anunciantes acessarem arquivos, fotos, conversas e arquivos pessoais de usuários da rede social segundo a empresa Symantec, os links que vazaram permitiam mudar perfis, mandar mensagens, postar recados em murais ou outras opções. Tudo isso admitido pelo próprio Facebook.
Sejamos francos, Facebook pode ate parecer uma empresa moderna com grandes possibilidades de crescimento, com ótima estratégia de marketing, eles não precisam desse jogo sujo contra o Google, afinal um não tem haver com o outro, já que os seguimentos são diferentes, o que tem por de trás de tudo isso é a preferência que o Facebook dá para o Bing, ao invés do Google.

Espero que o Facebook possa ser punido por isso, ele e qualquer outro que tente fazer o mesmo, porque isso não é competitividade, é agressão publicitária, me admira que o Google preferiu ficar calado, e não processar, até entendo o porque que a Google não fez isso, seria uma estratégia boa, mas sem muito marketing, o jeito seria ver onde vai dar, pra quem sabe, fazer o mesmo contra o Facebook, se já não fez!!! 

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